6.8.02

Globo vende cadastro com telefones de quem participou de seus "0300"-

Milhares de pessoas estão tendo uma desagradável surpresa ao atenderem seus telefones durante a madrugada. Muitas chegam a se assustar, achando que algum membro da família sofreu um acidente. Na verdade, a ligação não passa de mais uma inconveniente oferta de tele-marketing.
O problema está sendo gerado por um equívoco no novo software de marketing automatizado adquirido pela Rede Globo, que busca em um banco de dados os números telefônicos e o horário que seu proprietário costuma ficar em casa (baseado no horário que ele faz suas ligações). "Este banco de dados foi em grande parte alimentado pelas ligações do "Se liga Brasil", realizado durante a Copa. Como tivemos um grande volume de chamadas durante a madrugada, os números de muitos telefones ficaram relacionados a um horário em que pessoas normalmente estão dormindo", justifica Nelson Biasi, desenvolvedor do software que no Brasil é comercializado pela Embratel.
A primeira empresa a fazer uso do banco de dados que conta com mais de 19 milhões de cadastrados foi a Editora Globo, que planeja aumentar o número de assinantes de suas revistas usando o sistema automatizado. "Gastamos muito dinheiro comprando este sistema e não podemos jogar tudo fora, muito menos contratar programadores para filtrar as informações, seria um trabalho colossal. Vamos deixar os nossos computadores fazerem as ofertas normalmente, mesmo que no meio desses clientes muitos sejam incomodados durante a madrugada". Afirmou Marcelo Callado, diretor de marketing da editora.
Além da Editora Globo, o banco de dados associado ao serviço de ligações computadorizadas foi repassado até o momento para outras 9 empresas, que também não querem arcar com o prejuízo e vão começar a usá-lo, mesmo com este imperdoável "defeito", a partir do próximo mês.
Muitos telespectadores que ligaram para os telefones do "Se liga Brasil", "Big Brother", "Intercine" e "Fama" estão tentando se associar e encontrar alguma maneira de se livrar das ligações, principalmente as feitas durante a madrugada. Segundo o PROCON, não há nenhum item no código de defesa do consumidor que impeça que empresas acumulem e comercializem informações sobre indivíduos, logo fica difícil entrar com alguma ação judicial contra esta prática.

Hahahahahaha-Bem feito, otários!!!

Nenhum comentário: