12.4.07




São muitos os tipos de cerveja existentes, cores, sabores e aromas, enfim cada qual com sua personalidade própria.

Impressionante que as combinações dos quatro ingredientes básicos da cerveja juntamente com alguns "agregados" e variações no processo de fabricação, como diferentes tempos e temperaturas de cozimento, fermentação e maturação, tipos de levedura utilizada, a forma ou o momento em que os ingredientes são adicionados, da filtragem, pasteurização ou não, até o local e época do ano em que foram cultivados os ingredientes, possam gerar uma enorme variedade de cervejas.

Estimam-se que existam cerca de 20.000 diferentes tipos de cerveja no mundo.

Vejamos alguns:


Ales Belgas Trappist:É uma Ale Belga que começou a ser produzida por monges trapistas em abadias belgas e holandesas. É forte e frutada, se comparada aos vinhos, seria como um bom Porto. Bebe-se na temperatura ambiente.


Ale Bitter:De cor de cobre, é encorpada, tem sabor de malte e de lúpulo bem balanceado.


Altbier:É uma ale tradicional da região de Dusseldorf, tem corpo bem balanceado, sabor limpo e delicado. Servida abaixo de 10 graus.


Brown Ale Scotch Ale:De cor pronunciada, encorpada e com sabor de malte. Muito semelhante à Bitter Inglesa.


Bock:Escura e forte, de baixa fermentação.


Doppelbock:Muito adocicada e suave, de alto teor alcoólico


Lager Brasileira:Muito semelhante à Lager Americana. Com mais lúpulo e fazendo bastante uso de como adjuntos milho e arroz, muito próxima das cervejas escandinavas


Lager Pilsen ou Pilsner:Originária da cidade de Pilsen na Boêmia, na República Tcheca. Muitas cervejas aproximam-se da Pilsner porém muito menos encorpadas e atenuadas em sabor se comparadas às originais, devido à utilização de milho e arroz. Na Boêmia e na Alemanha continua-se a produção de Pilsen com puro malte sem o uso dos adjuntos.


Munchener:Na Bavária produzia-se uma cerveja de baixa fermentação porém de coloração escura e com um leve paladar picante de malte e café. Este tipo foi chamado de Dark-lager. Hoje produz-se em Munique várias lagers claras porém mantendo o sabor acentuado de malte das suas origens.

Helle:Derivada da Munchener de cor clara. É parecida com a Pilsner porém com um sabor mais acentuado de malte.


Pale Ale:É uma Bitter engarrafada, com um nível mais elevado de carbonação.


Porter:Originária da Londres dos séculos 18 e 19. Feita com cevada torrada não maltada e grandes quantidades de lúpulo. É uma cerveja preta extremamente amarga e com bastante espuma. Servida a 13 graus, normalmente consumida com frutos do mar.


Stout:Similares às Porters. As Stouts inglesas são geralmente adocicadas, já as Stouts irlandesas são secas, amargas, intensas e com um sabor de café queimado. São melhores na temperatura ambiente.


Vienna, Marzen, Oktoberfest:De cor avermelhada proveniente de Viena que inspirou os alemães a produzir a Marzen. Na Alemanha é produzida para consumo nos tradicionais BierGarten, que no mês de outubro, ganha o nome de Oktoberfest .


Weizenbier:Cerveja branca ou feita com trigo. ácida, muitas vezes opaca e não filtrada. É uma cerveja típica de verão.


Wheat Berliner Weisse:Produz uma espuma densa e efêmera, desaparecendo tão logo é servida. Possui baixo teor alcoólico, é altamente refrescante e de paladar ácido.

Weizenbier:Cerveja branca ou feita com trigo. ácida, muitas vezes opaca e não filtrada. É uma cerveja típica de verão.


Wheat Berliner Weisse:Produz uma espuma densa e efêmera, desaparecendo tão logo é servida. Possui baixo teor alcoólico, é altamente refrescante e de paladar ácido.

Nenhum comentário: